sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Planejamento de viagens



Viajar é bom demais! Como vocês sabem, esse é um dos meus esportes favoritos. Não é exagero na descrição do meu perfil – aqui ao lado – a parte em que digo que trabalho o ano inteiro só pra poder viajar nas férias. Pra mim, férias sem viagem não são férias.


Tem mais. Pra mim, tão bom quanto a viagem em si é o planejamento dela. Não que eu critique os mais aventureiros, que preferem procurar a hospedagem e descobrir os programas quando chegarem ao destino. Pelo contrário. Até os admiro pela coragem com que desbravam um local desconhecido, muitas vezes com idioma incompreensível. Mas meu jeito de ser é diferente. Prefiro me planejar, pesquisar a web, abrir minha planilha dia a dia da viagem e saborear preenchê-la com o que vou descobrindo aos poucos nos meses que antecedem o embarque. Esse é um dos motivos pelos quais sempre dispenso agentes de viagem e seus pacotes. O outro é porque eles sempre saem mais caros do que os pacotes montados pela “Gurgel Tour”.


Como tive a sorte de ter conhecido boa parte do Brasil quando moleque (valeu, mãe!), nos últimos 4 anos tenho curtido os tempos de dólar mais em conta para viajar para fora do país. Estive no Havaí e na Califórnia – para onde volto em breve –, na África do Sul, no Chile, fiz um tour pela Europa – passando por Londres, Paris, Nice, Mônaco, Cannes, Veneza, Florença, Pisa, Roma e Barcelona – curti um feriadão em Buenos Aires e passei um Réveillon em Nova Iorque. Dei uma boa rodada, mas confesso que quero mais!


Nesse post apresento as ferramentas que me ajudaram nessas viagens. Pra começar, utilizo o ótimo expedia.com para pesquisar preços de passagens aéreas. O site também é bastante útil para a pesquisa de hotéis, principalmente nos Estados Unidos, passeios locais e também aluguéis de carros. É bastante útil você dar uma olhada nos comentários de outros hóspedes nos hotéis que selecionar. Muitas vezes as críticas são sobre a decoração brega ou o estofado do sofá da recepção. Eu simplesmente ignoro esses comentários e sempre escolho hotéis bem localizados e baratos, desde que tenham banheiro privativo. Esta é a minha única frescura na escolha do hotel.


Outro site muito bacana é o venere.com. Ele é tão bom ou melhor que o expedia, mas com mais opções na Europa. Em ambos você pode selecionar uma determinada área da cidade em que queira ficar, mas nesse quesito a funcionalidade do venere é melhor, porque quando você seleciona uma região, todos os hotéis daquela área já aparecem marcados num mapinha. Além disso, depois que você faz a primeira reserva em hotel pelo site, eles te dão 10% de desconto na próxima estadia. Assim, vale à pena reservar primeiro o hotel mais barato e usar o desconto pra reduzir o preço do mais caro.


Outro site em que também se pode fazer o mesmo tipo de pesquisa é o tripadvisor.com. Mas como eu acho a ferramenta deles pior do que a dos anteriormente citados, geralmente só recorro a ele para saber se devo pegar trem ou táxi do aeroporto até o meu hotel e para dicas de transporte pela cidade e de restaurantes.


Falando em transportes, o raileurope.com.br fala português e é uma ótima fonte de pesquisas de horários de viagens de trem na Europa. É possível até mesmo comprar os bilhetes daqui do Brasil, mas sinceramente acho desnecessário. Viajar de trem pela Europa é muito fácil e não tive problema nos meus deslocamentos. Mesmo quando fui de Nice para Veneza num trem que passou a madrugada viajando, bastou passar umas horas mais cedo na estação de Nice para comprar os bilhetes com calma. O problema dessa viagem foi a vagaranha da italiana que roubou 90 euros da minha mochila enquanto eu dormia. Portanto, se viajar de trem e for dormir, fique bem esperto e guarde a grana e os pertences importantes junto ao corpo.


Se você usar mesmo o raileurope.com.br vai perceber que quase sempre é mais caro viajar de trem do que de avião nas médias e grandes distâncias. Principalmente se você viajar nas companhias aéreas low cost que existem por lá. Eu voei de Easyjet (easyjet.com) e de Vueling (vueling.com). Mas têm muitas outras. Bom site para pesquisar é o whichbudget.com, onde você seleciona o país de origem e o de destino e as opções aparecem na tela.


Para o deslocamento dentro da cidade a ser visitada são duas as minhas opções preferidas. Eu acho interessante o passeio naqueles ônibus de dois andares em que você pode entrar e saltar em qualquer estação. São comumente chamados de hop on, hop off tours e têm narração do guia na língua local sempre com tradução pro inglês nos headphones. Você pode achar uma lista das cidades que possuem esse passeio bem como preços e itinerários no city-sightseeing.com. A outra opção que sempre utilizo é o transporte público, especialmente o metrô, que na Europa é muito pontual. Se em uma estação de Londres tiver uma contagem regressiva informando que o próximo trem chegará em 2 minutos e 17 segundos, pode ter certeza que quando o relógio chegar a zero, seu trem estará paradinho à sua frente. Para consultar as linhas disponíveis e as estações mais próximas ao seu hotel, vá ao urbanrail.net. A apresentação do site não é das melhores, mas as informações são confiáveis.


Um último site que gostaria de indicar é o viator.com, onde já comprei alguns tours. Você seleciona uma cidade e informa as datas em que estará e ele lista as opções de entretenimento disponíveis. Aqui também tenho dica de desconto: alguns dias depois da primeira compra no site, eles te mandam um e-mail com duas perguntas para avaliar a sua satisfação e quando você completa a pesquisa, te dão 5% de desconto na próxima compra.


Bom, é isso. Agora é fazer as malas e boa viagem! Se você também tem dicas pra dar, manda pra cá. De repente eu uso nas próximas férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário