sábado, 22 de agosto de 2009

Dicas de viagem: Natal-RN


Depois de um breve período de ausência, aqui estou eu de volta. E dessa vez venho pra falar de tema ainda inédito neste blog, mas que estará por aqui com frequencia: viagens!

Sim, viagens são minha paixão. Vocês podem ver aqui ao lado, na descrição deste que vos escreve, que trabalho o ano inteiro só pra viajar nas férias. Aproveitando então o meu forçado período sabático resolvi dar uma viajadinha. E pra Natal parti. E aqui trago algumas dicas. Lamentavelmente o melhor de Natal - como o banho de mangueira e o doce de leite da Tia Ô ou a vista do apê da Dona Celeste, que retrato na foto que ilustra esse post - não poderão ser aproveitados pela maioria dos que me lêem. Mas estou certo que as boas que seguem aqui são de primeira qualidade e devem ser observadas por aqueles que pretendem passar uns dias na Cidade do Sol.

O codinome Cidade do Sol tem origem no fato de Natal ser a capital brasileira que mais dias de sol recebe durante o ano. Sol + temperaturas por volta dos 30º (mesmo no inverno) = praia. E aqui começa a nossa lista de indicações. Natal, a cidade em si, não tem muitas opções de praia. Ponta Negra é a melhor e é onde fica o Morro do Careca (esse da duna aí da foto, o principal cartão postal da cidade). Até o final da década de 90 era possível subir no morro e eu cheguei a subir uma vez, mas o movimento dos ecologistas conseguiu proibir a subida sob a alegação de que a movimentação das pessoas na encosta estava fazendo a duna diminuir. Negocie o preço da cadeira e da barraca de praia, peça uma cerveja e curta as águas quentes do litoral nordestino. Quem é da cidade grande logo vai perceber a a quantidade de gringos ao seu redor e pensar: talvez tenha alguns malandros na área querendo se aproveitar da "gringaiada". É isso mesmo! Atenção aos pedintes e cuidado com as bolsas. Mas não é nada pra ficar neurótico; eu mesmo nunca tive nenhum inconveniente com a malandragem em 30 anos de visitas constantes a Ponta Negra.

Recomendo a todos que aluguem um carro pra visitar as praias que ficam fora da, chamemos assim, região metropolitana. O amigo Nicéa aluga a preços camaradas se você disser que é amigo do Marquinho, primo do Israel (quem quiser o telefone é só me dizer). E é ridiculamente fácil andar em Natal. No litoral norte, minhas indicações são o mergulho nos parrachos de Maracajaú (a uma hora de carro) e as world-famous dunas de Genipabu, com seus passeios de buggy com emoção, com direito a esquibunda e aerobunda, que são imperdíveis. O preço é salgadinho (uns R$ 300 o passeio para 4 pessoas), mas vale a pena. Ainda por lá, dizem que tem um passeio de dromedário também, mas esse eu nunca fiz. No litoral sul, minhas indicações são Barra de Tabatinga, se tiver ventando pouco, e Pirangi, onde você pode ver o maior cajueiro do mundo, outro cartão postal tradicional. O cajueiro ocupa um quarteirão quase inteiro e não para de crescer. Perceba como o tráfego fica em uma pista apenas na estrada que o margeia. Outra praia campeã no caminho do litoral sul é a praia do Cotovelo, pouco badalada, mas onde o fim de tarde é imperdível. Um mergulho nas águas calmas desta praia, um caranguejo e uns drinques no restaurante Falésias esperando o por do sol valem o dia. Vale parar também, no caminho de Barra de Tabatinga, no Mirante dos Golfinhos, que não tem o mesmo charme do seu homônimo localizado na Pipa, mas que permite visualizar os simpáticos bichinhos nadando e divertindo sua plateia. Atenção: eles geralmente pintam por ali à tarde.

Com relação aos restaurantes, as dicas são muitas, e dependem do paladar de cada um. Vou tentar ser breve e eclético por aqui. No Alto de Ponta Negra há um quarteirão que lembra muito a Rua das Pedras de Búzios. São inúmeros bares, boates e restaurantes, um do lado do outro, e pode-se comer bem por lá. Mesmo aqueles que não são muito chegados à goma, como eu, irão curtir a tapioca de doce de leite com côco da Casa de Taipa. De altíssimo nível também é a pizza do Cipó Brasil, onde deve ser provada a original caipibanana, batida com leite condensado (peça uma só; é gostosa, mas enjoativa). Também é muito recomendado o Galo do Alto, onde come-se frutos do mar. E pra quem tá a fim da night forte, parece que no subsolo do castelo medieval onde funciona um albergue rola uma bombação. Mas essa eu nunca conferi.

Ainda falando em boa mesa, o Camarões Potiguar é hors concours. Eleito o melhor da cidade pela Veja, pode fechar o olho e escolher qualquer prato do cardápio que você vai comer bem. O prato serve 3 pessoas mole mole. À noite e nos fins de semana costuma ter fila. Há outro Camarões, quase em frente, também muito bom - e o cardápio é quase o mesmo. Ainda em Ponta Negra recomendo o Tábua de Carne pra comer uma boa carne de sol. Também é muito farto. E há um self service de altíssimo nível chamado Pinga Fogo. Não é muito barato pra um self service, mas o buffet japonês tem uma variedade de dar inveja em restaurantes japoneses do Rio. Pra fechar as dicas culinárias, há a churrascaria rodízio Sal e Brasa, uns 5 minutos de táxi mais afastada. A última dica fica mais distante, no bairro da Lagoa Nova, e chama-se Mangai. É um restaurante a quilo de comidas típicas nordestinas com mais de 50 opções, incluindo o popular Suvaco de Cobra. Não faço ideia do que seja isso, mas que tem lá, tem.

Bem, pessoal, vou ficando por aqui. Falei tanto dos restaurantes que deu fome! Mas enfim... minha indicação é que curtam Natal que é uma cidade bacana, com opções de entretenimento e que ainda não sofre das mazelas da cidades grandes. O rango é bom, as praias são ótimas e o povo muito hospitaleiro.

Abraços a todos!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caramba... Tentei lembrar de alguma coisa que poderia estar faltando, mas realmente as dicas estão completíssimas!
    Ahh.. só indicaria para os "pele vermelha" como eu que vale a pena caprichar no filtro solar porque o ângulo de incidência dos raios solares por lá é maior.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vixe!!!! Você daria um excelente agente de viagens, já pensou nisso?
    Se eu não sou a dona da janela de onde se tem essa vista aí eu já estava procurando fechar um pacote para ir conhecer esses lugares...
    Mas valeu, Natal é tudo de bom mesmo!!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Porra camarada, usar o blog pra causar tamanha inveja nesse que vos lê é covardia. Já estive por aí mas acho que não consegui conhecer metade de todas essas dicas.
    Show de bola

    BH

    ResponderExcluir
  5. Valeu as dicas da terrinha maravilhosa. Pena que o banho de mangueira e o doce de leite fica só para turistas vips como vc e Gabi. Ah!Gabi só esqueceu de recomendar o filtro solar da Mary Kay... kkkkkk. Muito obrigada e bjs.

    ResponderExcluir
  6. Trigurgel, Biba e Celeste,
    Ótimas dicas, bela imagem e viagem promisora, mas ninguém fala da pinga da terra??!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Atualiza isso aí Gurgel!!!

    ResponderExcluir
  8. Tá na hora de post novo mesmo... Fala aí Gurgel porra rsrsr e não deixe de acompanhar o http://www.tocacomtexugo.blogspot.com/ que em breve falará sobre a triste vida do rinoceronte negro

    ResponderExcluir
  9. Sou cearence, tb gurgel, me chamo sebastiao gurgel holanda, gostaria de manter bons contatos. Um forte abraço, acesse meu blog, sou pre candidato a deputado distrital em brasília, moro aqui a 39 anos. www.blogdogurgel.com.br, espero seu contato no mesmo. Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  10. Olá, muito bom o seu blog! várias dicas muito úteis! estou indo para natal em 2 semanas e queria saber se tens como me passar o tel da pessoa que tem carro para alugar lá em natal. obrigado.
    meu email é samuelorige@yahoo.com

    ResponderExcluir
  11. Dica para alugar um Veículo em Natal RN.
    Acesse: http://natal.locadorasdonordeste.com.br
    Lá você solicita um orçamento a todas as locadoras de uma só vez!

    ResponderExcluir