terça-feira, 1 de setembro de 2009

Porque o Fluminense deve cair




O Fluminense contratou ainda em 2008 o coordenador de futebol Alexandre Faria. Faria havia saído do Atlético-MG pouco antes sob acusações do presidente atleticano de que lhe faltava ética pois ele também era empresário de alguns jogadores do elenco. Assim começou o planejamento para 2009.


Alexandre Faria contratou muitos jogadores para esta temporada. Muitos jogadores e de gosto muito duvidoso: Mariano, Xandão, Augusto e Jaílton por exemplo. Este último inclusive, saiu escorraçado do Flamengo e seria emprestado de graça ao Vasco para a disputa da segundona. Entretanto o Fluminense resolveu se meter na negociação e adquiriu os direitos federativos do jogador por US$ 200 mil. Dizem que tem gente na Gávea rindo até hoje...


Outros jogadores também contratados não faziam sentido ou técnica ou financeiramente. Neste grupo, temos o emblemático exemplo de Leandro Amaral. Este infeliz, contratado a peso de ouro por duas vezes junto ao Vasco, em ambas a pedido do único patrocinador-gestor da história do futebol, o infeliz do Celso Barros, merece atenção especial da minha parte. Vejamos o que diz a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Leandro_C%C3%A2mara_do_Amaral)...


Leandro Câmara do Amaral é um atacante de 32 anos que tem UM ÚNICO título na carreira, o da Copa da Itália pela Fiorentina em 2001. Joga profissionalmente há 12 anos e tem 92 gols na carreira. Ou seja, enquanto uns têm a meta do gol mil, este traste ainda busca comemorar seu gol cem. Na média, ele marcou MENOS DE OITO GOLS POR ANO de carreira. Mas foi contratado pra ganhar uma fábula de dinheiro no Fluminense, com contrato até o fim de 2010!


Voltando ao grupo dos que não fazem sentido: Rafael, o goleiro, foi contratado para ser o 2º reserva, com salário de R$ 50 mil por mês. Roger, centroavante que nunca se firmou em clube grande, foi contratado como compensação pela ida de Arouca para o São Paulo e liberado meses depois, o que significa que Arouca foi embora por quase nada. Leandro, lateral esquerdo que se destacou no Palmeiras, foi contratado após ser dispensado pelo Wanderley Luxemburgo. Olha, o Wanderley tem muitos defeitos e é um cara asqueroso, mas se tem uma coisa que ele entende é futebol. Se dispensou o Leandro, um motivo forte deveria ter. Roni é outro do grupo sem sentido: há 7 anos atrás, quando saiu do Flu era um péssimo jogador de meia idade. Agora ele é um péssimo jogador de idade avançada. Sua especialidade é a corrida em direção ao seu marcador até que se choquem. E outros mais estão nesse grupo, como Diguinho, o rei da Baronetti.


Já falei tangencialmente do patrocinador. É hora de detalhar. Muito do que ocorre hoje no Flu deve-se a esse panaca chamado Celso Barros, presidente da Unimed Rio. Renato Gaúcho foi contratado porque o Dr. Celso quis, apesar de toda a vergonha que já fez a torcida tricolor passar e de transformar o Flu no maior motivo de chacota da imprensa esportiva em 2008, quando afirmou que “ia brincar no Brasileirão”. Não há outra pessoa no mundo que tenha acreditado que essa contratação pudesse dar certo, principalmente porque Renato não é, nunca foi e nunca será um técnico de futebol. É apenas um ex-padeiro que jogava bola cujo ego gigante lhe serve como antolhos que o impedem de enxergar suas limitações. Não é acaso o fato de ele só conseguir emprego no Fluminense e no Vasco: são os dois clubes mais mal administrados do futebol brasileiro. Também vieram Branco, Gustavo Mendes – de quem já ouvi dizer que enriqueceu às custas do Flu na sua primeira passagem pelo clube – e Espinoza, todos na vontade do doutor Celso.


Vale lembrar que esse cara deve ser um médico competente e deve ser bom administrador de planos de saúde, afinal chegou à presidência da Unimed. Mas como gestor de futebol, sua única experiência anterior foi em 2004, no Fluminense, quando contratou Roger, Romário e Edmundo em fim de carreira e obviamente deu errado. De futebol ele nada entende! Portanto, ou Celso Barros dá o dinheiro e fica na sua, cobrando resultados como patrocinador, ou a tragédia é certa porque não há caso de sucesso de patrocinador-gestor-que-não-entenda-nada-de-futebol conhecido no mundo. Não se enganem: parcela substancial da culpa pelo iminente rebaixamento é da Unimed, personificada na figura de Celso Barros.


Chegamos a Roberto Horcades e sua corja, usurpadores do Flu. Em seu segundo mandato, Horcades dilacera o patrimônio tricolor, haja visto o estado das Laranjeiras atualmente. Gasta muito mais do que pode e do que arrecada, mesmo no ano de 2008, quando as receitas foram robustas, principalmente pela participação na Libertadores. Faz declarações não condizentes com a posição que ocupa, como a de que "o Flamengo treme", feita às vésperas do clássico decisivo do Estadual 2009, declaração que serviu para motivar o limitado elenco rubronegro, na vitória por 1 a 0 em frango de Fernando Henrique - mas desse não vou falar hoje. Horcades aparece quando não deve e é omisso quando deve aparecer. Na crise atual, por exemplo, não se escuta falar do presidente bonachão. E por sua corja, refiro-me a Tote Menezes, o vice de futebol que, segundo noticia a imprensa, nunca havia ido ao Maracanã até assumir, e os outros 7 responsáveis pela gestão do futebol tricolor. Para que são necessários 8 caciques pra gerir o departamento de futebol do Fluminense? Isso explica a qualidade da gestão que temos...


Por hora eu paro por aqui. O provável rebaixamento à série B pode afetar o último patrimônio de que o Fluminense ainda pode se orgulhar: sua torcida. Torcida reconhecidamente bonita, inteligente e charmosa. Torcida esta responsável pelos mais lindos espetáculos que o Maracanã viu em 2008 na campanha da Libertadores, que os Deuses do Futebol não quiseram nos dar, muito provavelmente como punição pelo fato de Renato estar à frente do time. Torcida esta que sofreu no final da década de 90 o que está prestes a sofrer de novo: o temor pela real possibilidade de que o Fluminense deixe de ser uma força do futebol brasileiro. Abram o olho tricolores, hoje estamos mais para América do que para São Paulo!


Definitivamente o Fluminense não merece a torcida que tem.

3 comentários:

  1. Marquinhos, na verdade lá na Gávea o pessoal só não tá rindo porque o empréstimo do Jailton não foi pago até hoje...

    Férias antecipada neles!!!

    Abração!

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Fluminense/0,,MUL1288626-9866,00.html

    ResponderExcluir
  2. CARO PATRICK, PODE ter certeza que estamos rindo bastante desde que o Jailton (maior fazedor de penaltis rubro negro) saiu do flamengo e foi para o fluminense. Se o Fluminense pagar aí fudeu, nego vai morrer sem ar de tanto gargalhar.

    Gurgel, muito bom o texto, e realmente a situação do fluminense é caótica e esmerdalhada. Diria inclusive que só um milagre, ainda mais com o Cuca, tira o fluminense dessa situação. Numa boa, vocês estão fudidos com o Cuca, é só olhar pra cara dele, o cara já entra com ar de sofrimento... é uma merda.

    ResponderExcluir