quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Toda burrice será castigada

Hoje tem Fla-Flu. O Clássico das Multidões, o mais famoso e charmoso do futebol brasileiro. O clássico que em 1963 foi visto por 194.603 espectadores, naquela que é e - devido a diminuição de tamanho dos estádios modernos - sempre será a maior audiência em partidas de futebol entre dois clubes da história. O clássico de logo mais, pela primeira vez em 97 anos, será válido por uma competição internacional, a Copa Sulamericana. Desnecessário dizer que o Fla-Flu é um clássico que nenhuma torcida quer perder, já que a rivalidade é muito grande entre os quase centenários arquirrivais.

Da parte tricolor, a Sulamericana é ainda a última chance de dar alguma dignidade a esta maldita temporada de 2009. A última taça possível de ser conquistada, já que as outras 3 disputadas nos escorreram ridiculamente pelas mãos. A hegemonia carioca foi-se embora num frango do Fernando Henrique (que surpresa, não?!) justamente num Fla-Flu, as esperanças na Copa do Brasil não duraram 16 minutos no jogo de volta contra o Curintia e o Brasileiro... bem, o Brasileiro vocês sabem. Além disso, a Confederação Sulamericana distribui cerca de US$ 100 mil por jogo disputado a cada equipe, premiação esta que vai subindo a cada fase de disputa e chega a US$ 1 milhão para o time campeão do certame.

Deveriam ser motivos suficientes para o Flu valorizar o clássico e a torcida tricolor comparecer em peso, certo? Errado! Nosso técnico (?) Renato, o Fanfarrão Gaúcho, tratou de esvaziar o clássico e as esperanças tricolores ao escalar o time reserva. Se o time titular do Flu é muito fraco, o reserva, pela escalação prevista nos jornais, não chega a ser um time, é um bando.

Mas por que Renato, o Paspalho Gaúcho, faz isso? Porque ele é incapaz de aprender. Seres humanos aprendem com suas experiências passadas. Sabemos que se repetirmos atitudes que deram errado uma vez, provavelmente fracassaremos de novo. Bebês aprendem que não podem enfiar os dedos nas tomadas quando levam choque. Até mesmo golfinhos sabem que quando acertam, ganham biscoitos. Quando erram, não ganham.

Renato é diferente. Seu ego gigantesco de ex-padeiro que deu certo na vida por ter o dom de jogar bola funciona como antolhos a esse cidadão, bloqueando qualquer possibilidade de aprendizado. O sofrimento que ele impingiu à massa tricolor no ano passado, quando nos deixou por 19 rodadas na zona de rebaixamento - até ser demitido -, exatamente por ter poupado o time titular e escalado o reserva no começo do campeonato não lhe serviu de nada. Vai "errar o mesmo erro" hoje à noite.

E as justificativas são as mais curiosas: "precisamos poupar os titulares do desgaste que é jogar duas vezes por semana". Se considerarmos que o time que entrou em campo contra o Vitória no domingo é o principal, a média de idade dos nossos titulares é de 26 anos e 10 meses. Será mesmo muito desgastante para moleques desta idade entrar em campo pra jogar bola duas vezes por semana? Será mesmo? Vale ressaltar que tanto o jogo de hoje quanto o do próximo domingo são no Maracanã, portanto nem mesmo o "desgaste" de viajar a turma vai ter.

Outra balela utilizada por nosso técnico (?) para defender sua escalação é que "poderíamos perder um jogador por lesão". Sim, é verdade. Não obstante, as lesões não são tão comuns assim, é só fazer as contas de quantos jogadores se machucaram até o momento no campeonato. Mas elas podem ocorrer num jogo. Assim como treinando também é possível que isso aconteça, haja visto o exemplo interno do Fabio Santos, e também é possível que se morra concentrado - morte mesmo, não é figura de linguagem -, assim como lamentavelmente o jovem Dani Jarque, capitão do Espanyol de Barcelona nos mostrou recentemente.

Portanto não há argumentos que suportem essa escalação esdrúxula de Renato, o Néscio Gaúcho. E se é verdade que a inépcia de Renato, o Paspalhão Gaúcho, não nos garante a derrota, pois em clássicos tudo pode acontecer, também o é que o prélio de logo mais está mais pro urubu do que pra nós. O que nos resta é torcer pra que o castigo, caso venha mesmo hoje à noite, não seja daqueles humilhantes, que tiram o sono e nos deixam envergonhados no dia seguinte.

Saudações!

5 comentários:

  1. Gurgel,
    Posta sobre o Detroit Pistons, porque o Fluminense é só decepção!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, meus parabéns pelo dia de hoje!

    Quem ganha biscoito é cachorro, golfinho ganha peixe...hehehehe (chato pra cacete)

    Abs e onde vamos beber hoje?

    ResponderExcluir
  3. A temporada (de sofrimento) do Detroit só começa em outubro.

    Quanto ao biscoito, Johnny.... é que o biscoito era de peixe!!!!!

    Abraços e obrigado pelo abraço. Semana que vem a gente bebe um guaraná. Hoje tô fora e amanhã vou pra Natal!

    ResponderExcluir
  4. Gurgel,
    Parabéns pelo dia de hoje... Muita saúde e menos dores na coluna!!!
    Muito bom o seu texto sobre o nosso Flu... Realmente escalar o time reserva é ridículo. E o foda é que não aprendo... Estarei no Maraca mais uma vez
    Saudações tricolores e Parabéns
    Kiko

    ResponderExcluir
  5. Vamos torcer para que o jogo mereça receber o nome de "clássico". E como flamenguista, torço para o Renato continuar assim.

    Marcellus

    ResponderExcluir